Sobre a Unidade - Praia de Itaparica
O NEP Praia da Costa oferece educação da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, focando no desenvolvimento humano integral e na cidadania. A escola promove um ambiente vivo, criativo e solidário, reconhecendo alunos, pais e professores como protagonistas na jornada escolar. O currículo equilibra habilidades, atitudes e conteúdos acadêmicos, favorecendo o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos alunos, preparando-os para agir eticamente em um mundo imprevisível.
A escola explora todas as possibilidades educacionais modernas, criando um ambiente de crescimento onde o conhecimento é reinventado. NEP Praia da Costa é um espaço de integração, onde as diferenças são valorizadas e todos são incentivados a expressar sentimentos e opiniões. A infraestrutura moderna e sustentável da escola, com 2.806 m² de área construída, apoia sua proposta educacional diferenciada.
Nossa Filosofia
O NEP Praia da Costa é uma “Escola-Viva”, proporcionando um ambiente agradável que incentiva os alunos a verem a escola como um lugar de apoio para seu crescimento pessoal. Focando na educação para a cidadania, a escola promove cooperação e autonomia. As crianças e adolescentes participam ativamente do aprendizado por meio de experimentação e pesquisa em grupo.
Adotando uma abordagem construtivista interacionista baseada em Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro, o currículo combina teoria e prática. Além do conteúdo exigido por lei, oferece atividades de línguas estrangeiras, musicalização, teatro, artes, esportes, tecnologia e educação socioemocional.
Nossa Filosofia
O NEP Praia da Costa é uma “Escola-Viva”, proporcionando um ambiente agradável que incentiva os alunos a verem a escola como um lugar de apoio para seu crescimento pessoal. Focando na educação para a cidadania, a escola promove cooperação e autonomia. As crianças e adolescentes participam ativamente do aprendizado por meio de experimentação e pesquisa em grupo.
Adotando uma abordagem construtivista interacionista baseada em Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro, o currículo combina teoria e prática. Além do conteúdo exigido por lei, oferece atividades de línguas estrangeiras, musicalização, teatro, artes, esportes, tecnologia e educação socioemocional.
Proposta Pedagógica
O NEP é uma instituição de ensino que visa promover uma educação de qualidade, da educação infantil ao ensino médio, considerando as particularidades e necessidades individuais e valorizando o crescimento pessoal dos alunos.
A proposta do grupo de apoio pedagógico está voltada para a educação e para a cidadania, tendo como metas básicas a cooperação e a autonomia. O trabalho escolar é entendido como ponte que garante o acesso aos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade, promovendo assim, a construção de indivíduos críticos, criativos e autônomos, capazes de agir no seu meio e transformá-lo.
Séries de Ensino
Diferenciais
Programa de Educação Socioemocional
O Programa de Educação Socioemocional do NEP é um projeto pedagógico que utiliza um método inovador que tem como base a psicologia positiva, a interação, a criatividade e as metodologias ativas como ferramentas para desenvolver o eu, o outro e o coletivo escolar. Promovendo habilidades importantes entre os alunos como: a flexibilidade cognitiva, a afetividade, a tomada de decisão e resolução de problemas visando ampliar o seu poder cognitivo e social e fortalecer o aprendizado. O programa está em todos os segmentos desde a educação Infantil ao Ensino Médio.
Vivência Bilíngue
A vivência bilíngue é uma nova concepção de aprendizado de inglês no NEP. No ensino Infantil, temos aula de inglês todo os dias. Aqui, no ambiente escolar, a partir de um olhar mais globalizado, é o lugar onde se inicia a troca de conhecimento e o rompimento de fronteiras ocorre, através de jogos, músicas atividades pedagógicas que favorecem a aprendizagem.
Nós oferecemos quatro aulas de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I consolidando o aprendizado de forma que se desenvolvam as quatro habilidades da língua: Ouvir falar, ler e escrever.
Para dar continuidade ao conhecimento adquirido até então, ao chegar ao Ensino Fundamental II os alunos estudam no formato de Nivelamento com três aulas semanais. Neste formato, os alunos têm a oportunidade de estudar com outros alunos que se encontrem no mesmo nível de aquisição da língua inglesa. Esta é uma maneira de potencializar o aprendizado e estimular o crescimento dos alunos. Em resumo, a aquisição de uma nova língua passa pelo contato cada vez maior com ela, onde ouvir e falar são pilares principais no processo.
As vantagens, a sensibilidade linguística e a cultural trazidas pelo bilinguismo possibilitam uma visão diferenciada e penetração mais eficiente na cultura do outro, desenvolvendo assim valores como respeito e tolerância.
Projeto Criatech
Criatech é um projeto que tem como objetivo iniciar e desenvolver habilidades e competências para criar uma proximidade dos nossos alunos com temas tecnológicos. As Oficinas de Criatividade e Tecnologia ampliam em nossos alunos o know-how em lógica, organização e gerenciamento de tempo, sempre trazendo tecnologias como ponto focal de ensino.
O projeto funciona no modelo de aulas semanais e atende as turmas do 1º ano do Fundamental 1, 2º ano do Fundamental 1, 6ºa ano do Fundamental 2 e as turmas do Integral. Durante as aulas os alunos tem contato com robótica através do kit da parceira Sam Labs, pensamento computacional, programação, programação de jogos, storytelling e muito mais.
Plano de Estudo
A Pesquisa é colocada como eixo central da proposta pedagógica do NEP, por acreditar que é possível transformar a atividade de pesquisa numa verdadeira fonte de aquisição do conhecimento, contribuindo para o seu avanço. Desta forma, procuramos romper com a visão de pesquisa que permeia o cotidiano de nossa escola.
Ao colocarmos a pesquisa como condição indispensável no cotidiano da Escola NEP Praia da Costa, percebemos a consequência decorrente que a mesma tanto para o professor quanto para o aluno torna-se um princípio educativo referencial, uma vez que o professor não educa apenas através de palavras, mas também pela postura revelada em suas atitudes.
Mostra Integrada
A mostra cultural é um evento em que alunos e professores socializam experiências de conhecimentos e de múltiplas aprendizagens em todas as áreas do conhecimento. Projeto anual que envolve todos os segmentos de estudo. Educação Infantil – Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Considera-se as Ciências da Natureza, as ciências Humanas, Matemática, Linguagens, Códigos, Artes, Músicas, Dramatizações, Danças, Tecnologias entre outros. Esses trabalhos são apresentados das mais diversas formas, amparados por pesquisas, estudos e muita criatividade.
A mostra envolve todos os conteúdos de forma interdisciplinar e movimenta a comunidade escolar em dois dias de trabalhos/apresentações e culminância dos projetos desenvolvidos. Acontece sempre no mês de Outubro.
Projeto Literário
O Projeto Literário tem como objetivo a vivência da leitura por meio do livro físico, e concomitante aos livros nossos alunos também vivenciam atividades que proporcionam empirismo, havendo assim a consolidação de memórias. Após atividades realizadas com os alunos, acontece a culminância em data prévia com a presença dos responsáveis. Neste dia prestigiamos trabalhos e danças criadas pelos nossos alunos.
Estante Mágica
O projeto Estante Mágica promove momentos incríveis de muita criatividade, produção de texto e imaginação, além de eternizar momentos com histórias de autores especiais.
Nesse projeto o professor escolhe o tema gerador e cada criança elabora sua história. Com o auxílio da professora, os alunos escrevem o livro em sala de aula e ilustram as páginas de seus próprios livros.
A Estante Mágica transforma a história de cada aluno em livros de verdade. Os pais, amigos e familiares participam do lindo evento de autógrafos ao final do projeto.
Aluno Nota 10
No Fundamental II (6° ano ao 9° ano) para os alunos que se destacarem durante o 1° e 2° trimestre, a escola premia com uma camisa destaque “Aluno Nota 10”. A finalidade principal é fazer com que o aluno desperte para uma melhor busca de resultados, em toda sua atuação na escola, tornando-se referência para os demais.
NEPONU
Quanto do mundo cabe dentro de uma sala de aula?
Desde de 2015 os alunos do NEP Praia de Itaparica descobriram que cabe muito mais do que se pode imaginar. Com a escola participando do mundo das simulações desde 2001, através do Minionu PUC-Minas, um grupo de alunas do ensino médio decidiram que era hora de organizar a própria simulação e, orientadas pelos professores Júnior Silva e Patrícia Schwab realizaram em 2015 o primeiro NepOnu, tendo como tema Mídia e Terrorismo, contando com a participação de cerca de 40 alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º Série do ensino médio e debatendo política externa, terrorismo e informação, buscando de forma simulado respostas diplomáticas para discutir as demandas da agenda internacional.
Através das simulações os alunos vêm descobrindo um outro lado do conhecimento, onde ele deixa de ser um mero expectador e se torna protagonista, onde descobre suas potencialidades e supera seus limites, e através do NepOnu nossos alunos encontraram a oportunidade de descobrir tudo isso do nosso jeito.
Programa P+
O programa P + Escola contempla os alunos com Alto Rendimento/Altas Habilidades e/ou Superdotação.
No Programa, os alunos são selecionados por critérios estabelecidos e têm encontros semanais com tutoria e acompanhamento de equipe de apoio.
O Programa visa ser um local onde as possibilidades dos alunos sejam ampliadas, respeitando suas características.