Sobre o NEP Praia da Costa
O NEP Praia da Costa oferece educação da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, focando no desenvolvimento humano integral e na cidadania. A escola promove um ambiente vivo, criativo e solidário, reconhecendo alunos, pais e professores como protagonistas na jornada escolar. O currículo equilibra habilidades, atitudes e conteúdos acadêmicos, favorecendo o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos alunos, preparando-os para agir eticamente em um mundo imprevisível.
A escola explora todas as possibilidades educacionais modernas, criando um ambiente de crescimento onde o conhecimento é reinventado. O NEP Praia da Costa é um espaço de integração, onde as diferenças são valorizadas e todos são incentivados a expressar sentimentos e opiniões. A infraestrutura moderna e sustentável da escola, com 2.806 m² de área construída, apoia sua proposta educacional diferenciada.
Nossa Filosofia
O NEP Praia da Costa é uma “Escola-Viva”. Proporcionamos um ambiente agradável que incentiva os alunos a verem a escola como um lugar de apoio para seu crescimento pessoal. Focamos na educação para a cidadania, na cooperação e na autonomia. As crianças e adolescentes participam ativamente do aprendizado por meio de experimentação e pesquisa em grupo.
Adotando uma abordagem construtivista interacionista baseada em Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro. O currículo combina teoria e prática. Além do conteúdo exigido por lei, o NEP oferece atividades de línguas estrangeiras, musicalização, teatro, artes, esportes, tecnologia e educação socioemocional.
Nossa Filosofia
O NEP Praia da Costa é uma “Escola-Viva”, proporcionando um ambiente agradável que incentiva os alunos a verem a escola como um lugar de apoio para seu crescimento pessoal. Focando na educação para a cidadania, a escola promove cooperação e autonomia. As crianças e adolescentes participam ativamente do aprendizado por meio de experimentação e pesquisa em grupo.
Adotando uma abordagem construtivista interacionista baseada em Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro, o currículo combina teoria e prática. Além do conteúdo exigido por lei, oferece atividades de línguas estrangeiras, musicalização, teatro, artes, esportes, tecnologia e educação socioemocional.
Proposta Pedagógica
O NEP é uma instituição de ensino que visa promover uma educação de qualidade, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, considerando as particularidades e necessidades individuais e valorizando o crescimento pessoal dos alunos.
A proposta do grupo de apoio pedagógico está voltada para a educação e para a cidadania, tendo como metas básicas a cooperação e a autonomia. O trabalho escolar é entendido como ponte que garante o acesso aos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade, promovendo assim, a construção de indivíduos críticos, criativos e autônomos, capazes de agir no seu meio e transformá-lo.
Séries de Ensino
Período Integral
O Período integral vem ao encontro das necessidades das famílias (em que pai e mãe estão inseridos no mercado de trabalho) e busca ser referência na educação de crianças, promovendo o desenvolvimento psicomotor, raciocínio lógico, bem como habilidades na área artística.
Acompanhamento Escolar Personalizado
Atendimento individualizado nas tarefas e na rotina escolar, estimulando a autonomia do aluno e a organização do tempo.
Vivência Bilíngue Estendida
Desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo a Língua Inglesa, utilizando recursos como: vídeos, músicas, histórias e dramatizações.
Projeto Criatech
Oficinas de criatividade e tecnologia com o objetivo de iniciar e desenvolver habilidades, competências e criar uma proximidade maior dos nossos alunos com temas tecnológicos e sua utilização. Os alunos terão aulas envolvendo robótica, pensamento computacional, programação, programação de jogos, storytelling e muito mais.
Oficinas Pedagógicas (Workshops)
Ampliação do universo cultural por meio de ações que lhe permitam descobrir, aprender e conviver com o mundo na prática, estabelecendo relações emocionais, cognitivas e sociais com o meio onde vive.
Orientação nutricional
Momento em que o aluno coloca a “mão na massa”, focando na aprendizagem de conceitos matemáticos e na interação com os mais diversos alimentos.
Planejamento e Organização da Rotina Escolar
Práticas e atividades que estimulam desde cedo a organização e a responsabilidade, para que sirvam de suporte para exercitar a nossa cidadania.
Educação Ambiental Integrada
Contato direto com a terra, plantio e novas descobertas sobre diferentes tipos de alimentos e materiais. Estabelecendo a consciência da importância de cuidar e preservar o ambiente em que se vive.
Integração de Percepção Corporal e saúde
Atividades práticas que estimulam a conviver em grupo, partilhar decisões, emoções, o ganhar e o perder, participar e competir , reconhecer limites e favorecer o desenvolvimento na vida escolar como a atenção, capacidade de concentração e também a coordenação motora.
Estrutura
Diferenciais
Programa de Educação Socioemocional
O Programa de Educação Socioemocional do NEP é um projeto pedagógico que utiliza um método inovador que tem como base a psicologia positiva, a interação, a criatividade e as metodologias ativas como ferramentas para desenvolver o eu, o outro e o coletivo escolar. Promovendo habilidades importantes entre os alunos como: a flexibilidade cognitiva, a afetividade, a tomada de decisão e resolução de problemas visando ampliar o seu poder cognitivo e social e fortalecer o aprendizado. O programa está em todos os segmentos desde a educação Infantil ao Ensino Médio.
Vivência Bilíngue
A vivência bilíngue é uma nova concepção de aprendizado de inglês no NEP. No ensino Infantil, temos aula de inglês todo os dias. Aqui, no ambiente escolar, a partir de um olhar mais globalizado, é o lugar onde se inicia a troca de conhecimento e o rompimento de fronteiras ocorre, através de jogos, músicas atividades pedagógicas que favorecem a aprendizagem.
Nós oferecemos quatro aulas de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I consolidando o aprendizado de forma que se desenvolvam as quatro habilidades da língua: Ouvir falar, ler e escrever.
Para dar continuidade ao conhecimento adquirido até então, ao chegar ao Ensino Fundamental II os alunos estudam no formato de Nivelamento com três aulas semanais. Neste formato, os alunos têm a oportunidade de estudar com outros alunos que se encontrem no mesmo nível de aquisição da língua inglesa. Esta é uma maneira de potencializar o aprendizado e estimular o crescimento dos alunos. Em resumo, a aquisição de uma nova língua passa pelo contato cada vez maior com ela, onde ouvir e falar são pilares principais no processo.
As vantagens, a sensibilidade linguística e a cultural trazidas pelo bilinguismo possibilitam uma visão diferenciada e penetração mais eficiente na cultura do outro, desenvolvendo assim valores como respeito e tolerância.
Projeto Criatech
Criatech é um projeto que tem como objetivo iniciar e desenvolver habilidades e competências para criar uma proximidade dos nossos alunos com temas tecnológicos. As Oficinas de Criatividade e Tecnologia ampliam em nossos alunos o know-how em lógica, organização e gerenciamento de tempo, sempre trazendo tecnologias como ponto focal de ensino.
O projeto funciona no modelo de aulas semanais e atende as turmas do 1º ano do Fundamental 1, 2º ano do Fundamental 1, 6ºa ano do Fundamental 2 e as turmas do Integral. Durante as aulas os alunos tem contato com robótica através do kit da parceira Sam Labs, pensamento computacional, programação, programação de jogos, storytelling e muito mais.
Plano de Estudo
A Pesquisa é colocada como eixo central da proposta pedagógica do NEP, por acreditar que é possível transformar a atividade de pesquisa numa verdadeira fonte de aquisição do conhecimento, contribuindo para o seu avanço. Desta forma, procuramos romper com a visão de pesquisa que permeia o cotidiano de nossa escola.
Ao colocarmos a pesquisa como condição indispensável no cotidiano da Escola NEP Praia da Costa, percebemos a consequência decorrente que a mesma tanto para o professor quanto para o aluno torna-se um princípio educativo referencial, uma vez que o professor não educa apenas através de palavras, mas também pela postura revelada em suas atitudes.
Mostra Integrada
A mostra cultural é um evento em que alunos e professores socializam experiências de conhecimentos e de múltiplas aprendizagens em todas as áreas do conhecimento. Projeto anual que envolve todos os segmentos de estudo. Educação Infantil – Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Considera-se as Ciências da Natureza, as ciências Humanas, Matemática, Linguagens, Códigos, Artes, Músicas, Dramatizações, Danças, Tecnologias entre outros. Esses trabalhos são apresentados das mais diversas formas, amparados por pesquisas, estudos e muita criatividade.
A mostra envolve todos os conteúdos de forma interdisciplinar e movimenta a comunidade escolar em dois dias de trabalhos/apresentações e culminância dos projetos desenvolvidos. Acontece sempre no mês de Outubro.
Projeto Literário
O Projeto Literário tem como objetivo a vivência da leitura por meio do livro físico, e concomitante aos livros nossos alunos também vivenciam atividades que proporcionam empirismo, havendo assim a consolidação de memórias. Após atividades realizadas com os alunos, acontece a culminância em data prévia com a presença dos responsáveis. Neste dia prestigiamos trabalhos e danças criadas pelos nossos alunos.
Programa P+
O programa P + Escola contempla os alunos com Alto Rendimento/Altas Habilidades e/ou Superdotação.
No Programa, os alunos são selecionados por critérios estabelecidos e têm encontros semanais com tutoria e acompanhamento de equipe de apoio.
O Programa visa ser um local onde as possibilidades dos alunos sejam ampliadas, respeitando suas características.